Translate

Pesquisar este blog

domingo, 30 de outubro de 2016

Psicometria

Psicometria (do grego psyké, alma e metron, medida, medição) é um termo cunhado pelo médico americano Joseph Rhodes Buchanan, em meados do século XIX (1849), para designar a faculdade extrassensorial que alguns poucos indivíduos possuem para extrair o conteúdo de algum objeto ou ambiente impressos fora de nossa realidade física. Metafisicamente falando, o indivíduo seria capaz de captar os eventos pregressos em que o objeto ou ambiente estiveram inseridos através de uma volição psíquica, na qual tudo o que está oculto para a maioria dos seres se descortina perante o indivíduo.

Para a Doutrina Espírita, essa capacidade de extrair do ambiente ou coisa a sua realidade ou conteúdo é uma rara faculdade mediúnica.

Em "Enigmas da Psicometria"[1], o pesquisador psíquico italiano Ernesto Bozzano nos dá uma informação adicional importante: dentre as diversas pessoas que, ao longo do tempo, possam ter possuído ou manipulado um objeto do qual o médium colhe as impressões, este sentirá com mais força os conteúdos mais ativos e de maior apelo em relação a ele próprio. A este aspecto do fenômeno Bozzano chama de afinidade eletiva.

O médium com habilidade de psicometria mais rigorosamente submetido a investigação científica foi o engenheiro polonês Stefan Ossowiecki (1877-1944), sendo que o registro de tais investigações, que constam dos anais de sociedades de pesquisas psíquicas, está disponível ao público na reprodução comentada de obra recentemente publicada em inglês.

(https://pt.wikipedia.org/wiki/Psicometria_(parapsicologia))


Nenhum comentário:

O esporte e a guerra

  Cerca de cinquenta homens de cada lado. Homens preparados para lutar, para matar. Vindos de lugares diferentes. O que eles têm em comum é ...